Bomar Pescados

Despesca – Tilápia

TILÁPIA

A criação e despesca da tilápia Bomar, inicia-se em nosso laboratório genético, onde as melhores matrizes da tilápia tipo gift, são escolhidas e enviadas aos tanques onde, atualmente, três milhões de alevinos/mês, desenvolvem-se.

Com 02 g de peso, o alevino é transportado para os viveiros de engorda, onde recebem alimentação rica em nutrientes e acompanhamento diário da qualidade da água, fazendo medições de temperaturas, oxigênios, nitrito, amônia, alcalinidade e outros parâmetros pontuais.

Resultado desse minucioso acompanhamento, é uma sobrevivência do alevino próximo a 100%, ou seja, a certeza de que ele crescerá saudável.

Durante sua engorda, para uma ótima qualidade da água, usa-se sistema de aeração para oxigená-la e são feitos monitoramentos constantes de diversos parâmetros (físicos, químicos e biológicos).

Procurando manter todos os peixes com o mesmo tamanho e peso até a gramatura desejada, seis tipos diferentes de ração são usadas de acordo com a fase de crescimento da tilápia. Uma tilápia de 800 g, leva em média, 190 dias para obter essa gramatura.

Após o processo de criação onde a tilápia atinge diferentes gramaturas para a comercialização, é feita a despesca com a drenagem parcial de água do viveiro. Em seguida, é iniciado o processo de arrasto com uma grande rede de uma ponta a outra do viveiro. Na frente dessa, vai outra rede de arrasto menor, não deixando acumular muito peixe na rede maior, evitando que a tilápia se machuque.

As tilápias despescadas são separadas em caixas plásticas com água e gelo para conservação, pesagem e envio em caminhões refrigerados para a nossa indústria, onde será beneficiada.